A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA NA UFRJ (1980/90): ENTRE INFLUÊNCIAS EXTERNAS E INTERNAS

Autores

  • Maria Verônica Rodrigues da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.15

Palavras-chave:

história do currículo, formação do pedagogo, curso de Pedagogia

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa realizada com o objetivo de investigar o processo de reforma curricular do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, desencadeado no período de 1980 a 1992. A pesquisa foi conduzida utilizando, centralmente, as discussões e teorias do campo do Currículo e, mais precisamente, a História do Currículo, fundamentando-se, especialmente, nos estudos de Goodson (1997; 2005). A análise desenvolveu-se a partir de documentos do currículo escrito, articulados a depoimentos de professores e ex-professores do curso de Pedagogia da UFRJ, bem como de fontes que permitiram entender os contextos macrossociais nos quais a produção curricular se constituiu. Os resultados alcançados apontam que o novo currículo reafirmou uma tradição institucional pela formação para a docência e, o debate que se estabeleceu, girou em torno da pertinência do curso no meio acadêmico.

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Como Citar

DA FONSECA, M. V. R. A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA NA UFRJ (1980/90): ENTRE INFLUÊNCIAS EXTERNAS E INTERNAS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.15. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6448. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos