INFORMÁTICA EDUCATIVA: PERSPECTIVA DE QUALIFICAÇÃO DO DIÁLOGO PEDAGÓGICO.
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.59Palavras-chave:
informática educativa, diálogo pedagógico, prática educativa.Resumo
Este trabalho tem por objeto uma experiência de pesquisa de interação entre professor, estudantes e tecnologias digitais mediante o desenvolvimento de um projeto de uma escola privada da cidade de Santa Rosa-RS. O estudo objetivou verificar como se estabelecem as relações dialógicas entre professor e estudantes e entre estudantes diante do uso do computador/internet em atividades pedagógicas. Entende-se por diálogo pedagógico a interação de significados entre professores e estudantes e entre estudantes a qual proporciona a emancipação educativa, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem. Já as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) necessitam de um ambiente adequado para a apropriação pedagógica por parte dos professores e estudantes, em busca da superação do mito da informática na escola, em outras palavras, superar a ilusão de que a presença de computadores resolveria os problemas pedagógicos escolares. Para tanto, realizou-se na Oficina de Informática Educativa (OIE), composta por estudantes dos primeiro anos do Ensino Médio e pelo professor-pesquisador, uma pesquisa de campo. Tem como fundamento teórico como metodologia a dialogicidade de Paulo Freire. O procedimento está organizado em quatro momentos: primeiro, foram realizados encontros para a definição do projeto e planejamento das ações; num segundo momento, foi realizada a pesquisa de campo com o recolhimento de informações e imagens da Sanga do Inácio e do depoimento de alguns moradores das margens; no terceiro momento, executou-se a filtragem dos dados recolhidos e foi construída uma apresentação multimídia sobre a realidade da Sanga do Inácio; no quarto e último momento, realizou-se a avaliação do projeto através de um debate e de um questionário proposto pelo professor-pesquisador aos estudantes participantes do projeto. Os depoimentos apontam para a maciça satisfação das interações entre professor, estudantes e tecnologias digitais mediante a realização do projeto, o que leva a constatar que a utilização das TICs qualifica o diálogo pedagógico facilitando o processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-03-22
Como Citar
LORENÇATTO, M. INFORMÁTICA EDUCATIVA: PERSPECTIVA DE QUALIFICAÇÃO DO DIÁLOGO PEDAGÓGICO. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.59. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6464. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Resumo de Teses e Dissertações
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.