A linguagem conceitual geográfica: uma dimensão da prática docente no Ensino Fundamental

Autores

  • Jordana Bogo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.82

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Anos Iniciais, Conceitos Geográficos, Prática Docente.

Resumo

O trabalho consistiu, primeiramente, de uma pesquisa teórica que almejou fundamentar aquilo que lhe seguiu: uma pesquisa-ação, efetivada e apresentada, na área do ensino de Geografia para os primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa-ação pretendeu estruturar situações de ensino envolvendo conceitos geográficos para os anos iniciais de forma a mostrar sua relevância para a compreensão do próprio espaço vivido por parte dos educandos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede privada do município de Caxias do Sul/RS, com duas professoras regentes do 3º ano, e é de natureza qualitativa, pois pautou-se nos pressupostos da metodologia da pesquisa-ação. A mesma foi efetivada em encontros presenciais entre a pesquisadora e as professoras, e encontros semi-presenciais entre as educadoras. Esses momentos possibilitaram debates em torno do processo de formação de conceitos na criança, embasado na teoria sociocultural de Vygotsky e sobre o ensino de Geografia na fase inicial da alfabetização. Foram utilizados autores que estudam a presença dessa disciplina no ensino. Tais encontros possibilitaram a organização e implementação de atividades no fazer pedagógico das educadoras levando em conta o aparato conceitual da Geografia no estudo do município de Caxias do Sul/RS. As metodologias empregadas permitiram que os alunos identificassem e compreendessem diversos aspectos do meio em que viviam. Esse tipo de investigação permite que o pesquisador atue, no local escolhido para a pesquisa, como um agente contextualizado que busca aproximar discussões teóricas e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados revelaram que esse tipo de aproximação da pesquisadora do lócus da pesquisa oportuniza novos olhares sobre os processos de aprendizagem, em especial em relação ao ensino de Geografia, o qual mostra contribuir imensamente na fase de escolarização, como essa pesquisa o demonstra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana Bogo, Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em Geografia. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Professora da rede privada de Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2012-03-22

Como Citar

BOGO, J. A linguagem conceitual geográfica: uma dimensão da prática docente no Ensino Fundamental. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.82. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6476. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumo de Teses e Dissertações