A EDUCAÇÃO NA PONTE CAMPO-CIDADE: SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Ivanete Gomes Silveira Secretaria de Estado da Educação do ES

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.115

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação de professores, Educação do campo, Expectativa rural.

Resumo

 

RESUMO

Este estudo enfoca os saberes que devem integrar a formação inicial e continuada do professor para a educação básica na dimensão rural-urbana, a partir das expectativas das organizações rurais. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, cujos dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários e do registro de opiniões ouvidas em grupos focais. Na análise dos resultados foram considerados aspectos quantitativos e qualitativos a fim de atender aos objetivos de investigação. São apontados dimensões e saberes que devem balizar a formação inicial e continuada do professor para a escola localizada na área urbana com clientela urbana e rural, destacando o conhecimento da realidade e a capacidade de articulação pedagógica dos saberes urbanos e rurais como indispensáveis a uma práxis voltada para a formação do cidadão no seu lugar para viver nesse ou em outros lugares.

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Biografia do Autor

Ivanete Gomes Silveira, Secretaria de Estado da Educação do ES

Pedagoga, UFV; Mestre em Ciências da Educação, Uninorte; Técica em Educação - SEDU/ES/Educação Profissional.

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Publicado

2011-11-30

Como Citar

SILVEIRA, I. G. A EDUCAÇÃO NA PONTE CAMPO-CIDADE: SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.115. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6488. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos