A EDUCAÇÃO NA PONTE CAMPO-CIDADE: SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  • Ivanete Gomes Silveira Secretaria de Estado da Educação do ES
Palavras-chave: Palavras-chave, Formação de professores, Educação do campo, Expectativa rural.

Resumo

 

RESUMO

Este estudo enfoca os saberes que devem integrar a formação inicial e continuada do professor para a educação básica na dimensão rural-urbana, a partir das expectativas das organizações rurais. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, cujos dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários e do registro de opiniões ouvidas em grupos focais. Na análise dos resultados foram considerados aspectos quantitativos e qualitativos a fim de atender aos objetivos de investigação. São apontados dimensões e saberes que devem balizar a formação inicial e continuada do professor para a escola localizada na área urbana com clientela urbana e rural, destacando o conhecimento da realidade e a capacidade de articulação pedagógica dos saberes urbanos e rurais como indispensáveis a uma práxis voltada para a formação do cidadão no seu lugar para viver nesse ou em outros lugares.

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Biografia do Autor

Ivanete Gomes Silveira, Secretaria de Estado da Educação do ES
Pedagoga, UFV; Mestre em Ciências da Educação, Uninorte; Técica em Educação - SEDU/ES/Educação Profissional.
Publicado
2011-11-30
Como Citar
Silveira, I. G. (2011). A EDUCAÇÃO NA PONTE CAMPO-CIDADE: SABERES NECESSÁRIOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Educação Em Perspectiva, 2(1). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.115
Seção
Artigos