TEORIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: Estudo do Discurso Docente
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.124Palavras-chave:
formação docente, teoria, discurso docente.Resumo
Estudo sobre formação docente, que objetiva analisar o ensino de teorias da educação na formação de pedagogos, no período da implantação da reforma curricular do Curso de Pedagogia da UEPB (1999-2002). O problema de pesquisa enraíza-se no pressuposto da insuficiência ou fragilidade de conhecimento teórico sobre a educação, nos cursos de formação, e expressa-se em perguntas sobre a significação das teorias educacionais para esta formação, teóricos enfocados e formas de abordagem. A pesquisa instiga a produção de um discurso docente sobre o tema e examina este discurso, tomando a análise de conteúdo e uma abordagem dialética para sua leitura. O material empírico são discursos de professores de nove componentes curriculares que sugerem a composição, dentre os 40 componentes do curso de formação do pedagogo, de um núcleo que trata de teorias da educação, sejam estas procedentes de disciplinas afins ou da própria pedagogia. O estudo leva a concluir que os professores consideram relevantes para a formação do pedagogo, desde clássicos da Antigüidade e da Modernidade até contemporâneos em ascensão. A referência a autores como teóricos revelou amplitude conceitual por parte de alguns professores, ao considerarem teóricos pessoas que subscrevem teorias e, também, autores que as interpretam e apresentam didaticamente. Amplitude conceitual também revelada na consideração aos teóricos da educação e aos de ciências afins. Grande parte dos professores entende a teoria como necessária para a ação, aproximando-se do significado dialético. Quanto ao seu papel na formação, a teoria foi definida como: superadora da consciência comum pela atitude de reflexão que conduz a uma consciência filosófica; superadora de um determinado modo de pensar/fazer educação, pela relação simultânea e recíproca entre teoria e prática; e como norteadora da prática. A metodologia utilizada para o ensino das teorias é a corriqueiramente conhecida, observando-se, em parte dos professores, a consciência quanto à necessidade de interrelação objetivos-metodologia e, em outra parte, o desconhecimento de objetivos, características e até mesmo de formas de preparação e aplicação dessa metodologia. A relevância social do estudo traduz-se na sua potencialidade para promover reflexões dos formadores sobre sua prática, com as teorias educacionais, e para instigar mudanças da prática da formação docente.
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