RELAÇÕES ENTRE A SITUAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA-CULTURAL E O ACESSO ÀS MÍDIAS COM VISTAS À INCLUSÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.145Palavras-chave:
Diversidade Social, Inclusão Social, Mídias.Resumo
No contexto da globalização, emergem as desigualdades no âmbito sociocultural, no cotidiano das famílias e das escolas, evidenciadas nos hábitos, nos costumes, nas formas de ver e de falar. Os referenciais teóricos basearam-se em: Santos, Yunus, Warschauer, Ramonet e Demo, entre outros. Sinaliza-se que o acesso às mídias tem sido um tema recorrente nas políticas educacionais, na perspectiva de possibilitar a redução das desigualdades sociais. O presente artigo aborda as relações entre a situação sócio-econômico-cultural de crianças e jovens, configurada pelas desigualdades sociais e o acesso às mídias, com vistas à inclusão digital. A pesquisa foi em escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. Os instrumentos foram questionários, analisados quantitativamente e procedeu-se a análise temática das produções textuais. Os resultados dessa análise mostram a presença e importância do computador para os alunos, não se evidenciando a exclusão digital nesse grupo.
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