O papel da imprensa periódica no processo de escolarização em Minas Gerais no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.255Palavras-chave:
impresso periódico, práticas educativas não escolares, século XIXResumo
O artigo analisa as pesquisas que tematizam a imprensa e sua relação com a educação apresentada nos Congressos de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais (COPEHE). Constatando a escassez de produções com foco no século XIX, apresenta três abordagens a partir das quais as pesquisas poderiam ser desenvolvidas, quais sejam, tomar o jornal como formador de opinião sobre a educação escolar, discurso esse bastante presente nos periódicos oitocentistas; o jornal como suporte para o desenvolvimento da instrução, ressaltando seu uso para a divulgação de estabelecimentos e vigilância de procedimentos escolares e, por fim, o jornal educador, analisando-se sua materialidade e aspectos da produção textual, tendo como foco os leitores-modelo que orientavam sua produção e ao mesmo tempo se buscava construir.
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