A distribuição da população e do escolarizar no território: elementos para compreensão da emergência da escola rural em Minas Gerais (1892-1899)
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.261Palavras-chave:
Escola rural, instrução primária, historia da escola rural em Minas GeraisResumo
O referido trabalho tem como objetivos apreender a distribuição da população e do escolarizar em 11 municípios e relacionar essa distribuição com emergência da escola rural em Minas Gerais, no final do séc. XIX. O estudo está baseado, teórica e metodologicamente, nos pressupostos da História Cultural e, em particular, nas formulações de Chartier. Para a compreensão das possibilidades e limites da estatística como fonte para a História da Educação trabalhamos com Luc (1985), Faria Filho e Biccas (2000) e Gil (2008). No final do século XIX, na região estudada, não era a localização geográfica que definia, principalmente, o acesso desigual ao escolarizar, mas, provavelmente, outras questões, como, por exemplo, o lugar social dos homens e das mulheres. A ampliação e redução no número de escolas de instrução primária, nesse momento, nos ajudam a apreender a emergência da escola rural em Minas Gerais.
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