Formação e desenvolvimento profissional docente em rede: entre o presencial e o online

Autores

  • Ádila Ferreira Faria Universidade do Minho, Braga/Portugal
  • Paulo Manuel Faria Universidade do Minho, Braga/Portugal
  • Maria Altina Ramos Universidade do Minho, Braga/Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.431

Palavras-chave:

redes socias, desenvolvimento profissional docente

Resumo

A omnipresença das tecnologias digitais transformam o tempo, os espaços e a forma como os professores aprendem ao longo da sua vida. À medida que se expandem as formas de interação social em rede, emergem novas estratégias de aceder à informação e construir o conhecimento. Apresentamos neste artigo duas estratégias de formação de professores desenvolvidos através de redes virtuais e que constituem parte do resultado de dois projetos de investigação de doutoramento. As redes sociais NING da janela do meu jardim e Linguagens 2.0 surgem como ferramentas de comunicação, de criação de contextos de aprendizagem colaborativa e como oportunidade para desenvolver nos educadores e professores competências digitais e favorecer o desenvolvimento profissional docente desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário. Neste artigo: a) apresentamos e descrevemos de modo breve os dois projetos baseados na rede social NING ; b) referimos os instrumentos de recolha de dados e as técnicas de análise; c) apresentamos resultados parciais de ambos os estudos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ádila Ferreira Faria, Universidade do Minho, Braga/Portugal

Ádila FariaUniversidade do Minho, Braga/PortugalCentro de Investigação em Educação (CIED)adifaria@gmail.comPesquisadora Doutoranda em Estudos da Criança-Tecnologias de informação e Comunicação





Paulo Manuel Faria, Universidade do Minho, Braga/Portugal

Paulo M. Faria Universidade do Minho, Braga/PortugalCentro de Investigação em Educação (CIED)Pesquisador Doutorando em Ciências da Educação-Tecnologia Educativa
paulofaria@ie.uminho.pt

Maria Altina Ramos, Universidade do Minho, Braga/Portugal

Altina RamosUniversidade do Minho, Braga/PortugalCentro de Investigação em Educação (CIED)Pesquisadora Doutora em Estudos da Criança-Tecnologias de informação e Comunicaçãoaltina@ie.uminho.pt

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

FARIA, Ádila F.; FARIA, P. M.; RAMOS, M. A. Formação e desenvolvimento profissional docente em rede: entre o presencial e o online. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.431. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6634. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê