Formação e desenvolvimento profissional docente em rede: entre o presencial e o online
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.431Palavras-chave:
redes socias, desenvolvimento profissional docenteResumo
A omnipresença das tecnologias digitais transformam o tempo, os espaços e a forma como os professores aprendem ao longo da sua vida. À medida que se expandem as formas de interação social em rede, emergem novas estratégias de aceder à informação e construir o conhecimento. Apresentamos neste artigo duas estratégias de formação de professores desenvolvidos através de redes virtuais e que constituem parte do resultado de dois projetos de investigação de doutoramento. As redes sociais NING da janela do meu jardim e Linguagens 2.0 surgem como ferramentas de comunicação, de criação de contextos de aprendizagem colaborativa e como oportunidade para desenvolver nos educadores e professores competências digitais e favorecer o desenvolvimento profissional docente desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário. Neste artigo: a) apresentamos e descrevemos de modo breve os dois projetos baseados na rede social NING ; b) referimos os instrumentos de recolha de dados e as técnicas de análise; c) apresentamos resultados parciais de ambos os estudos.
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