RETENÇÃO ESCOLAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

  • Francisca Islandia Cardoso da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Janete de Páscoa Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Ahécio Kleber Araújo Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Palavras-chave: Ensino Superior, Retenção, Educação Física.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os principais fatores responsáveis pela retenção dos alunos admitidos em 2005 no curso de graduação em Educação Física da UFPI. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionários junto a 10 alunos diplomados em tempo ideal e oito retidos. Os principais responsáveis pela retenção foram: condição socioeconômica, falta de identificação com o curso, pouca integração entre aluno e ambiente acadêmico, dificuldade em conciliar trabalho e atividades acadêmicas, e, admissão em outro curso. Conclui-se que a retenção são fenômenos de responsabilidade não só dos alunos, mas de toda a comunidade acadêmica, cabendo a ela discutir medidas para reduzir esses problemas que põem em dúvida a qualidade e eficiência da instituição de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Islandia Cardoso da Silva, Universidade Federal do Piauí
Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí. Profissional de Educação Física na Fundação Municipal de Saúde de Teresina. 
Janete de Páscoa Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Graduada em Licenciatura em Educação Físca pela Universidade Federal do Piauí. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí.
Ahécio Kleber Araújo Brito, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí.
Publicado
2015-08-31
Como Citar
Silva, F. I. C. da, Rodrigues, J. de P., & Brito, A. K. A. (2015). RETENÇÃO ESCOLAR NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Educação Em Perspectiva, 5(2). https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.492
Seção
Artigos