A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA RELAÇÃO COM O CONTEXTO HISTÓRICO DE UMA ESCOLA TÉCNICA

Keila Miotto, Carla Helena Fernandes

Resumo


A pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma Escola Técnica e a sua possível relação com o contexto histórico da Escola e da própria área, que assumiram objetivos como controle e disciplina. A origem da Escola data de 1918 e foi criada no modelo das antigas escolas agrotécnicas; na área de Educação Física são tradicionais os Jogos Escolares, as modalidades esportivas e a preparação de equipes competitivas. O desafio posto aos professores na atualidade é construir educação que contemple o currículo escolar e o interesse e necessidade de seus jovens alunos. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental.  A leitura de Bourdieu (1982; 1989; 1996) possibilitou ampliar a compreensão das ações docentes na relação com o social e o escolar. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir de situações em que certezas deixam de responder às questões da prática. 



Palavras-chave


Educação Física; Práticas Pedagógicas; Formação Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.572

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Educação em Perspectiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

(c) Educ. em Perspec. / Educ. in Perspec., Viçosa, MG - eISSN 2178-8359.