TERRA, TRABALHO, EDUCAÇÃO: RELAÇÕES QUE PROJETAM DESAFIOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO.
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.624Palavras-chave:
Terra de trabalho, Trabalho camponês, Educação do campo.Resumo
TERRA, TRABALHO, EDUCAÇÃO: RELAÇÕES QUE PROJETAM DESAFIOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO.
RESUMO:
Neste artigo abordo desafios vivenciados pelas famílias camponesas para permanecer na terra de onde retiram os produtos do trabalho que as sustenta. Isso se reflete nas dificuldades que a educação do campo enfrenta para sair do papel enquanto legislação. Este debate é importante ao desvelar questões que se colocam à educação do campo associada ao trabalho camponês, podendo subsidiar as demandas dos movimentos organizados na Via Campesina e na CONTAG. O artigo está organizado em três partes. Inicio pela reflexão sobre a terra como meio de produção e de disputa entre os trabalhadores do campo e o capital que os explora. A segunda parte trata da política nacional para a educação do campo sob a forma de programas. Na terceira aponto questões à educação do campo que estão associadas à terra e ao trabalho camponês.
Palavras-chave: Terra de trabalho; Trabalho camponês; Educação do campo.
LAND, WORK, EDUCATION: RELATIONS THAT CHALLENGES TO DESIGN THE RURAL EDUCATION.
SUMMARY:
In this article I approach challenges experienced by peasant families to stay on land where withdraw the products of labor that sustains them. This is reflected in the difficulties that the countryside education faces to become a reality according legislation. This debate is important to uncover issues facing the countryside education associated with peasant labor, and may subsidize the demands of organized movements in Via Campesina and CONTAG. The paper is organized into three parts. Start by reflecting on the land as a means of production and dispute between field workers and the capital that exploits them. The second part deals with the national policy on countryside education in the form of programs. The third point out issues to education field that are associated with the land and peasant labor.
Keywords: Work earth; Peasant labor; Countryside education.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.