EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ESCOLA DO CAMPO: APROXIMAÇÃO QUE DISTANCIA NA LAGE DAS AROEIRAS – COMUNIDADE DE FUNDO DE PASTO
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.631Palavras-chave:
Fundo de Pasto, Educação Contextualizada, Escola do Campo.Resumo
O principal objetivo deste trabalho centra-se nas práticas educativas exercidas pela Comunidade de Fundo de Pasto de Lage das Aroeiras, município de Uauá – BA. Nós tentamos perceber como tais práticas estão próximas da Educação Contextualizada e de que forma a Escola, enquanto espaço formal de ensino insere os saberes locais em relação ao ensino e compreensão das atividades empreendidas no campo, e, também, em relação à ressignificação do uso da terra como símbolo de luta na conquista de sua regularização. Como plano de fundo, nós acreditamos que destacar essas práticas é muito importante, pois também nos permite perceber como elas reforçam a Convivência com o Semiárido, a partir do cuidado com os bens (in)tangíveis que a natureza oferece. Tal proposição brotou de uma inquietação quanto à efetiva prática/presença da Escola do Campo em uma comunidade de Fundo de Pasto, concebida como comunidade tradicional. Neste caso, por estar inserida em um contexto rural, a escola deveria materializar o ensino também a partir dos saberes sobre a terra como forma de reforçar os valores da própria comunidade. Assim, isto promoveria a Educação do Campo Contextualizada, algo muito comum no interior do Brasil onde as comunidades não estão vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais de luta pela terra e pelo direito a Educação, muitas vezes tornando-se vulneráveis à boa vontade dos poderes públicos locais.
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