ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DO IDEB
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.634Palavras-chave:
IDEB, Educação do Campo, Escolas PúblicasResumo
Este artigo tem o objetivo de socializar a primeira fase da pesquisa quanti-qualitativa em desenvolvimento na Região Sul do Brasil, que tem como um dos propósitos caracterizar as escolas do campo a partir do levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do ano de 2009 nos três estados da Região. A pesquisa vincula-se ao Observatório da Educação, núcleo em rede, que tem três objetivos centrais, a saber: levantamento de dados do IDEB; análise do letramento dos professores e formação de professores segundo a concepção da investigação-ação. Neste artigo são apresentadas considerações teórico-metodológicas acerca da avaliação da educação básica; bem como uma descrição dos resultados obtidos em cada um dos Estados no que tange ao IDEB das escolas do campo; e realizam-se as primeiras aproximações acerca de características das escolas do campo nos três estados.
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