INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: MATERIALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS NA LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.645Palavras-chave:
Política de Ensino Superior, Formação Docente, Licenciatura em Educação do Campo.Resumo
Este artigo discute a institucionalização da Educação Superior do Campo a partir da criação do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LPEC) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca analisar a concepção e a prática da organização do trabalho pedagógico desenvolvido no curso a partir da Alternância Pedagógica e da teoria crítica. Na construção da licenciatura há desafios internos e externos: desafios do reconhecimento social e institucional a partir de contratação dos egressos e inserção nos concursos públicos; a realização da alternância pedagógica, na aproximação da Educação Básica do Campo; o desafio de materializar a proposta da Educação do Campo em contraposição ao projeto neotecnicista de formação e o desafio de ofertar um ensino de qualidade na formação por área de conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-15
Como Citar
DOS ANJOS, M. P. INSTITUCIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: MATERIALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS NA LICENCIATURA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.645. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6792. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.