AGROECOLOGIA E EDUCAÇAO DO CAMPO NA ZONA DA MATA MINEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.651Palavras-chave:
Educação do Campo, Agroecologia, Intercâmbios AgroecológicosResumo
Resumo: A Educação do Campo tem se afirmado em nossa sociedade por um conjunto de lutas e práticas educativas em defesa de outro paradigma de educação. Nesse contexto, a agroecologia tem emergido como estratégia nas experiências e práticas do movimento. A presente pesquisa objetivou analisar a constituição do movimento agroecológico e as práticas educativas do programa de formação de agricultores em agroecologia. Metodologicamente, a coleta de dados envolveu os procedimentos da análise documental, observação participante, questionários e entrevistas. Nossas análises revelaram, entre outros, que os princípios da Educação do Campo e da Agroecologia correspondem à mesma matriz histórica social, constituindo esses movimentos campos de conhecimentos que têm em comum a luta pela terra; protagonismo dos movimentos sociais; outra concepção de educação, de desenvolvimento de campo e sociedade.
Palavras-Chave: Educação do Campo; Agroecologia; Intercâmbios Agroecológicos.
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