Poder extraeconômico da terra e movimentos sociais campesinos: a luta pela democratização fundiária no Brasil

Autores

  • Joelson Gonçalves de Carvalho Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Luiz Bezerra Neto

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.783

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Latifúndio, Luta pela terra

Resumo

O capítulo procura fazer uma reflexão sobre o papel que o latifúndio e as elites rurais têm desempenhado no Brasil a fim de compreender como a propriedade da terra é encarada pelos ruralistas como cláusula pétrea da Constituição. Busca-se demonstrar, também, como o latifúndio tem contribuído, historicamente, para a formação de um modelo antidemocrático de nação. Para tanto, pauta-se, nesse capítulo, alguns dos elementos estruturais da concentração fundiária, mormente o papel que as elites agrárias que, através da violência, tem contribuindo para manter um modelo concentrador, excludente e opressor, ou seja, no sentido diametralmente oposto ao pautado pelo avanço da democracia e justiça social. Em síntese, a ideia central que se busca deixar clara é que existe um processo de resistência movido pelos movimentos sociais contra o poder hegemônico que o latifúndio e, mais recentemente, o agronegócio, tem exercido frente à sociedade brasileira como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professor do Departamento de Ciências Sociais e dos Programas de Pós-graduação em Ciência Política (PPGPol) e Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP), ambos da UFSCar e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER). Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico Regional, Urbano e Rural, trabalhando principalmente os temas de economia regional e urbana, economia agrária e agricultura camponesa.

Luiz Bezerra Neto

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos atuando na graduação e na pós-graduação. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo – GEPEC/HISTEDBR/UFSCar e coordenador do curso de pedagogia da terra da UFSCar, 2014-2018, bem como o de especialização em Educação no Campo, 2016-2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação rural, escola normal rural, movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ruralismo pedagógico.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

CARVALHO, J. G. de; BEZERRA NETO, L. Poder extraeconômico da terra e movimentos sociais campesinos: a luta pela democratização fundiária no Brasil. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 2, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.783. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6887. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê