Rawls e a educação na teoria politica da justiça como equidade

Autores

  • Marcos Rohling UFSC/IFC

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.794

Palavras-chave:

Rawls. Educação. Justiça como Equidade

Resumo

Desde a publicação de A Theory of Justice, em 1971, tem sido lugar comum a referência à teoria da justiça como equidade para a justificação de direitos, bem como para a teorização sobre o modo como uma instituição pode ser avaliada como justa. A teoria de Rawls, de fato, reavivou a discussão em torno da filosofia prática, mais especificamente, a respeito da ética e da filosofia política. Com efeito, despertou interesses noutros campos da investigação, a saber, a economia, o direito e, também, a educação. Tendo em vista a relação da teoria de Rawls com esse campo, esse texto tem o propósito de indicar, não de forma a exaurir a questão, os modos através dos quais Rawls se acerca do campo educacional. Assim, entende-se que a educação aparece especialmente de quatro formas: (i) como uma concepção implícita de educação; (ii) como um problema distributivo; (iii) como desenvolvimento e formação moral; e (iv), por fim, como formação cívica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rohling, UFSC/IFC

Professor da Carreira do EBTT do Instituto Federal Catarinense – IFC, Campus Videira. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com uma tese sobre “A Justiça Social e o Governo da Educação: Uma Análise da Legislação Educacional Brasileira à Luz do Debate entre Liberais e Comunitaristas”, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo discutido a relação da teoria de Rawls com o Direito, Graduado em Filosofia, Bacharel e Licenciado (UFSC), Graduando em Direito (UNOESC). Seus principais interesses são postos na confluência de três áreas: Filosofia, Direito e Educação.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

ROHLING, M. Rawls e a educação na teoria politica da justiça como equidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 7, n. 2, 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i2.794. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6896. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê