As contribuições de Vigotski para o cenário educacional brasileiro: as funções psicológicas superiores em foco

Autores

  • Antonio Dário Lopes Júnior Universidade Estadual do Ceará
  • Betânea Moreira de Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.802

Palavras-chave:

Vigotski. Educação. Funções psicológicas superiores.

Resumo

O presente estudo é fruto de nossa pesquisa de mestrado, durante o qual objetivamos sinalizar algumas das contribuições de Vigotski para o cenário educacional brasileiro. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos principais. No primeiro, apresentamos um levantamento do processo de difusão do pensamento do referido autor no cenário educacional mundial, com ênfase em sua chegada ao Brasil. No segundo, trazemos as tensões entre a importância conferida aos aspectos biológicos e sociais para o processo de desenvolvimento do gênero humano, tendo em vista que o autor reconhecia a existência das funções psicológicas elementares e superiores, a primeira radicada em nossa origem biológica e a segunda fixada dentro das relações entre indivíduo e sociedade. Tal reflexão servirá de base para sinalizar, à luz da teoria de Vigotski, a importância do professor e da escola no processo de humanização do homem. 

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Biografia do Autor

Antonio Dário Lopes Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em psicologia pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da Faculdade Joaquim Nabuco

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará, Centro de Educação, Curso de Pedagogia. Formada em Psicologia, com doutorado em Educação e pós-Doutorado em Psicologia Socail.  

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Psicologia. Formada em Pedagogia, com doutorado em Educação e pós-Doutorado em Psicologia Socail. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Social e do Trabalho (NUSOL-UECE) 

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Publicado

2017-06-06

Como Citar

LOPES JÚNIOR, A. D.; MORAES, B. M. de; GONÇALVES, R. M. de P. As contribuições de Vigotski para o cenário educacional brasileiro: as funções psicológicas superiores em foco. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 1, p. 72–88, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.802. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6903. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos