Entre a didática e o "chão da sala": do ensino formal à perspectiva Vygotskiana!

  • Valter Machado da Fonseca Universidade Federal de Viçosa
  • Carmen Lucia Ferreira Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Didática. Trabalho escolar. Ensino-aprendizagem. Educação formal. Pedagogia histórico-cultural.

Resumo

Neste artigo os autores realizam uma leitura crítica da didática inserida no interior da escola tradicional, comparada com um modelo teórico advindo do pensamento da escola de Vygotsky e seus seguidores. Arguem acerca das práticas didático-pedagógicas na escola da modernidade, colocando em xeque, principalmente a didática tradicional e a ausência de um movimento inovador que vise revigorá-la no sentido de superação das práticas educativas que não realizam um planejamento efetivo do trabalho docente. Eles partem da perspectiva de uma análise crítica da didática inserida na escola moderna, por intermédio da comparação de uma didática ideal embasada nos pilares da escola vygotskiana. Realizam um movimento constante, reflexivo, entre o real e o ideal, tentando nesse movimento, compreender a evolução ou involução da didática e da organização do trabalho escolar presente na escola moderna, confrontadas com os princípios da escola de Lev Semenovich Vygotsky. Por intermédio da prática reflexivo-crítica, os autores convidam ao debate sobre os principais desafios a serem enfrentados, no sentido de superação da crise paradigmática que permeia a educação brasileira.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter Machado da Fonseca, Universidade Federal de Viçosa

Escritor, Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED-Faced-UFU). Pós-doutrorado em Educação do Campo, Trabalho docente e agroecologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Prof. Adj. da Universidade Federal de Viçosa.

Carmen Lucia Ferreira Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pedagoga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Educação Especial em baixa visão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora Formadora da Rede Nacional de Formação de Educadores (RENAFOR/UFTM).

Referências

COLE, Michael; SCRIBNER, Sylvia. Introdução. In: VYGOTSKY, Lev Seminovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Psicologia e pedagogia).
FONSECA, Valter. Machado da. Uma escola para além do capital: o currículo como instrumento de controle ideológico. In: FONSECA, Valter Machado da; BRAGA, Sandra Rodrigues. O sujeito & o objeto: educação e outros ensaios. São Paulo: Biblioteca 24x7, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)

GOMES, Horieste. Reflexões sobre teoria e crítica em Geografia. Goiânia: CEGRAF/UFG, 1991.

LIBÂNEO José Carlos. Didática e epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. São Paulo, 2010 (mímeo).

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Maria Helena Barreiro. Revisão de Carlos Roberto F. Nogueira. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

PALANGANA, Isilda. Campanner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 3.ed. São Paulo: Summus, 2001

PUENTES, Roberto Valdez. O lugar da didática entre a educação, a pedagogia e as didáticas específicas. Uberlândia, 2010 (mímeo).

VYGOTSKY, Lev Seminovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: ______. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11.ed. Trad. Maria de Pena Villalobos. São Paulo: Ícone, 2010.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Psicologia e pedagogia)

VYGOTSKY, Lev Seminovich. Pedagogia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Publicado
2017-06-06
Como Citar
Fonseca, V. M. da, & Silva, C. L. F. (2017). Entre a didática e o "chão da sala": do ensino formal à perspectiva Vygotskiana!. Educação Em Perspectiva, 8(1), 54-71. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i1.827
Seção
Artigos