O direito à educação e o ensino médio brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.891Palavras-chave:
Educação. Ensino Médio. Legislação Brasileira.Resumo
A educação enquanto direito comum a todos os cidadãos indistintamente incorporada na legislação brasileira a partir de 1946 foi uma conquista após muitas lutas. Conhecer esse passado e refletir sobre o tempo presente, é fundamental para que possamos manter esse direito a todos independente da origem econômica e social. Foi nesta perspectiva que este texto foi elaborado, voltando-se para o ensino médio. Metodologicamente sustenta-se em pesquisa bibliográfica e documental, com base em Romanelli (2010), Frigotto (2006) e Kuenzer (2007) dentre outros; e documentos governamentais. Os resultados apontam que mesmo havendo uma distância significativa entre a elaboração e a implementação efetiva das leis, ocorreram importantes avanços no sentido da universalização do ensino médio. No entanto, ainda existem dificuldades em operacionalizar um ensino cujas finalidades primeiras são o aprimoramento do educando como pessoa humana e a sua preparação para o mercado de trabalho.
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