O direito à educação e o ensino médio brasileiro

Autores

  • Tânia Castro Gomes Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.891

Palavras-chave:

Educação. Ensino Médio. Legislação Brasileira.

Resumo

A educação enquanto direito comum a todos os cidadãos indistintamente incorporada na legislação brasileira a partir de 1946 foi uma conquista após muitas lutas. Conhecer esse passado e refletir sobre o tempo presente, é fundamental para que possamos manter esse direito a todos independente da origem econômica e social. Foi nesta perspectiva que este texto foi elaborado, voltando-se para o ensino médio. Metodologicamente sustenta-se em pesquisa bibliográfica e documental, com base em Romanelli (2010), Frigotto (2006) e Kuenzer (2007) dentre outros; e documentos governamentais. Os resultados apontam que mesmo havendo uma distância significativa entre a elaboração e a implementação efetiva das leis, ocorreram importantes avanços no sentido da universalização do ensino médio. No entanto, ainda existem dificuldades em operacionalizar um ensino cujas finalidades primeiras são o aprimoramento do educando como pessoa humana e a sua preparação para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Tânia Castro Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestranda em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Especialista em Gestão Escolar pela UNAMA. Integrante do Projeto: “As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica”, UNICAMP/UNIR/UFOPA, Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD)-Edital nº 071/2013. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, HISTEDBR/UFOPA.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora e Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Coordenadora Institucional do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública/UFOPA. Coordenadora Associada II do Projeto: “As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação Acadêmica”, UNICAMP/UNIR/UFOPA, Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD)-Edital nº 071/2013. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, HISTEDBR/UFOPA.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

GOMES, T. C.; COLARES, M. L. I. S. O direito à educação e o ensino médio brasileiro. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 363–379, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.891. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6974. Acesso em: 22 dez. 2024.