Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.897

Palavras-chave:

Atividade-didática. Ensino-aprendizagem. Jogos didáticos.

Resumo

Por vezes os alunos se sentem desmotivados com o modelo de aula tradicional e os jogos didáticos surgem com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas, principalmente em conteúdos complexos, como os de biologia, estimulando o aprendizado. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade do jogo “Animal Combate”, como instrumento pedagógico e motivacional para o ensino de temas de biologia e verificar o nível de conhecimento dos alunos após a aplicação do jogo. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio, em que os alunos responderam dois questionários avaliativos, sendo um pré e um pós-atividade didática, com perguntas abertas e de múltipla escolha, sendo avaliados apenas os acertos nas alternativas. O jogo proposto, foi adequado para a série/ano na qual foi aplicado, caracterizando-se como uma ferramenta complementar de ensino e aprendizagem, demostrando um aumento nos acertos das respostas, mostrando-se eficaz como instrumento motivador da aprendizagem do conteúdo de Biologia.

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Biografia do Autor

Leandra de Amorim da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bióloga na Universidade do Estado de Mato Grosso  campus de Tangará da Serra.

Angélica Massarolli, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná.

Alessandra Regina Butnariu, Universidade do Estado de Mato Grosso

Curso de Ciências Biológicas Universidade do Estado de Mato Grosso campus de Tangará da Serra.

Referências

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

SILVA, L. de A. da; MASSAROLLI, A.; BUTNARIU, A. R. Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 496–517, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.897. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6980. Acesso em: 22 dez. 2024.