Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.897

Palavras-chave:

Atividade-didática. Ensino-aprendizagem. Jogos didáticos.

Resumo

Por vezes os alunos se sentem desmotivados com o modelo de aula tradicional e os jogos didáticos surgem com o intuito de tornar as aulas mais dinâmicas, principalmente em conteúdos complexos, como os de biologia, estimulando o aprendizado. Assim, o trabalho teve como objetivo avaliar a aplicabilidade do jogo “Animal Combate”, como instrumento pedagógico e motivacional para o ensino de temas de biologia e verificar o nível de conhecimento dos alunos após a aplicação do jogo. O jogo foi aplicado em turmas do ensino médio, em que os alunos responderam dois questionários avaliativos, sendo um pré e um pós-atividade didática, com perguntas abertas e de múltipla escolha, sendo avaliados apenas os acertos nas alternativas. O jogo proposto, foi adequado para a série/ano na qual foi aplicado, caracterizando-se como uma ferramenta complementar de ensino e aprendizagem, demostrando um aumento nos acertos das respostas, mostrando-se eficaz como instrumento motivador da aprendizagem do conteúdo de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandra de Amorim da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bióloga na Universidade do Estado de Mato Grosso  campus de Tangará da Serra.

Angélica Massarolli, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná.

Alessandra Regina Butnariu, Universidade do Estado de Mato Grosso

Curso de Ciências Biológicas Universidade do Estado de Mato Grosso campus de Tangará da Serra.

Referências

AMORIM, Alessandra dos Santos. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio. 2013. Monografia (graduação) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas a Distância, Beberibe, 2013.

ASSIS, Tânia Regina; COSTA, Fabiano Gonçalves; COSTA, Priscila Carosa; CASAGRANDE, Jéssica; CASTRO, Bruna Jamila. Contribuições de um jogo didático para o ensino de Zoologia nas aulas de Biologia. In: 3º Congresso Internacional de Educação -Educação: Saberes para o século XXI, 2011.

BASTOS, Pedro de Souza Junior. Metodologia e estratégias para o ensino de zoologia. Distrito Federal, dez. 2013.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec), 2000.

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; BORTOLOTO, Tânia Mara; FELICIO, Ana Karina. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, p. 35-48, 2003.

CASAS, Luana Lopez; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; SOUZA, Carol Ferreira; CALADO, Nathércia Vasconcelos. Utilização de jogos como recurso didático para o estudo de embriologia. 2010.

DELIZOICO, Demétrio; ANGOTTI, Jose André. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo; cortez, 1994.

FIALHO, Neusa Nogueira. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino, 2008. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/293_114.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.

GAGNÉ, Robert. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1971.

JANN, Priscila Nowaski; LEITE, Maria de Fátima. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. v. 15, p. 282-293, 2010.
JORGE, Viviane Loureiro et al. Biologia limitada: um jogo interativo para alunos do terceiro ano do ensino médio. In: VII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, nov. 2009.

MIRANDA, Simão. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, São Paulo, v. 28 n. 168, p. 64-66, 2001.

NEVES, Ágata Laisa; SOUSA, Gardene Maria; ARRAIS, Maria das Graças Medina. A produção de jogos didáticos de botânica como facilitadores do ensino de ciências na EJA. SBEnBio, n. 7, out. 2014.

PAJOLA, Franciele et al. Recreação no Ensino de Ciências conhecendo a Tabela Periódica. In: IX Reunião Anual de Didática e Prática de Ensino, Catalão, p. 225-227, 2009.

PEDROSO, Carla Vargas. Jogos Didáticos no Ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: IX Congresso Nacional de Educação - Educere, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009.

PINTO, Leandro Trindade. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de Duque de Caxias. 2009. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2009.

RODRIGUES, Marciel Elio; JUSTINA, Lordes Aparecida Dela; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. O Conteúdo de sistemática e Filogenética em livros didáticos do ensino médio, 2011.

SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; TERÁN, Augusto Fachin. Possibilidades do uso de analogias e metáforas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de zoologia no 7º ano do ensino fundamental. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Ensino de Ciências e Matemática. Boa Vista, 2009.

SILVA, Isayane Karinne de Oliveira; MORAIS, Marçal José de Oliveira. Desenvolvimento de jogos educacionais no apoio do processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. HOLOS, RN, ano 27, v. 5, 2011.

TAVARES, Priscila Carvalho. Utilização de jogo educativo como proposta para favorecer o ensino de ciências nas turmas do 8º ano da Escola Municipal Maria Caproni de Oliveira, Município de Carvalhópolis MG, 2012. Dissertação (monografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Machado, 2012.

TEIXEIRA, Mônica de Carvalho; ROCHA, Leandra Jacinto; SILVA, Vanessa Souza. Lúdico: Um Espaço para a Formação de Identidades. In: III Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora, 2005.

WORTMANN, Maria Lucia Castagna; SOUZA, Nadia Geisa Souza; KINDEL, Eunice Aita Isaias. O estudo dos vertebrados na escola fundamental. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 1997.

ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva; OLIVEIRA, Robson Caldas. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 13, p. 72-81, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

SILVA, L. de A. da; MASSAROLLI, A.; BUTNARIU, A. R. Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 496–517, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.897. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6980. Acesso em: 25 abr. 2024.