Estágio, pesquisa e geometria na educação infantil
um estudo sobre (de)composição de figuras geométricas
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7090Palavras-chave:
Educação infantil, Relação estágio e pesquisa, (De)composição de figuras geométricasResumo
O texto apresenta relação entre estágio, pesquisa e geometria na educação infantil. Resulta de pesquisa qualitativa sobre (de)composição de figuras geométricas com turma de educação infantil em semi-internato, durante estágio de um curso de pedagogia de universidade pública sergipana. Como suporte teórico temos: Clements e Sarama (2011), Lorenzato (2010), Mendes e Delgado (2008), Pimenta e Lima (2012), Horn (2016), Smole (2014) e Vygotsky (2001). Ressaltamos que crianças possuem conhecimentos de figuras geométricas, ainda que restritos aos protótipos visuais vivenciados. Tais conhecimentos podem ser problematizados com atividades de (de)composição de figuras para desenvolvimento de habilidades espaciais, mas há necessidade de aprofundamento de conhecimento docente de geometria. Concluímos que a articulação estágio/pesquisa/geometria contribui para formação inicial de professores de educação infantil ao possibilitar conhecimentos teóricos e práticos no campo da geometria para crianças.
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