Longevidade escolar em alunos de camadas populares
fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7097Palavras-chave:
Camadas populares, Ensino superior, Longevidade escolar, Trajetória escolarResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de estudos nacionais sobre os fatores explicativos associados à longevidade escolar de alunos de camadas populares no contexto brasileiro. Foram consultados, assim, artigos, dissertações e teses publicados no período de 1990 a 2014. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas acerca do tema tendem a explicar a longevidade escolar em camadas populares a partir de oito categorias explicativas principais: (a) práticas familiares de escolarização; (b) mobilização individual; (c) capital social; (d) características socioeconômicas singulares; (e) influência escolar; (f) influência do professor; (g) disposições constituídas; e, (h) acontecimento de circunstâncias favoráveis: êxitos escolares parciais e eventos aleatórios.
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