Longevidade escolar em alunos de camadas populares

fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7097

Palavras-chave:

Camadas populares, Ensino superior, Longevidade escolar, Trajetória escolar

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão de estudos nacionais sobre os fatores explicativos associados à longevidade escolar de alunos de camadas populares no contexto brasileiro. Foram consultados, assim, artigos, dissertações e teses publicados no período de 1990 a 2014. Como resultado, percebeu-se que as pesquisas acerca do tema tendem a explicar a longevidade escolar em camadas populares a partir de oito categorias explicativas principais: (a) práticas familiares de escolarização; (b) mobilização individual; (c) capital social; (d) características socioeconômicas singulares; (e) influência escolar; (f) influência do professor; (g) disposições constituídas; e, (h) acontecimento de circunstâncias favoráveis: êxitos escolares parciais e eventos aleatórios.

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Biografia do Autor

Anandra Santos Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. 

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola (NESFE) da UFOP.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

OLIVEIRA, A. S. R. de; NOGUEIRA, M. de O. e. Longevidade escolar em alunos de camadas populares: fatores explicativos do fenômeno em estudos brasileiros. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019034, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7097. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7097. Acesso em: 4 nov. 2024.