As marcas das relações culturais entre crianças e adultos: um diálogo com a sociologia da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7136

Palavras-chave:

Crianças. Infâncias. Adultos. Relações culturais. Relações sociais.

Resumo

O presente ensaio teórico objetiva problematizar a compreensão de infância(s) e de criança, bem como das relações culturais, destas, na contemporaneidade, sob um olhar renovado da Sociologia da Infância. Elege como sustentação teórica os Estudos da Infância, com uma aproximação mais potente da Sociologia da Infância, por meio de referencial bibliográfico selecionado. Como resultados apresenta a potência das relações culturais da criança com os adultos como um dos caminhos possíveis, para visibilizar as crianças e as infâncias contemporâneas, o qual necessita ser considerado pelas instituições que a criança participa como a família e a escola.

 

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Biografia do Autor

Samantha Dias de Lima, Instituto Federal de Santa Catarina

Professora do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Tubarão. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Renata Cristina Lacerda Cintra Batista Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos. Professora titular na Universidade do Estado de Mato Grosso. 

Ana Sebastiana Monteiro Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos. Professora assistente do Departamento de Pedagogia (Cáceres/MT) da Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

2019-11-08

Como Citar

LIMA, S. D. de; NASCIMENTO, R. C. L. C. B.; RIBEIRO, A. S. M. As marcas das relações culturais entre crianças e adultos: um diálogo com a sociologia da infância. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019012, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7136. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7136. Acesso em: 19 abr. 2024.