“Colocando as miçangas na guia”

o pesquisar em saúde nos terreiros de umbanda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7139

Palavras-chave:

Terreiros. Produção do conhecimento. Saúde.

Resumo

O campo da saúde historicamente tem possibilitado pouca participação dos povos de terreiros tanto das suas práticas de planejamento, implementação, avaliação e gestão do cuidado em saúde como também das suas atividades de pesquisa. O presente artigo tem como objetivo discutir as estratégias metodológicas, e também os desafios na execução, de uma pesquisa realizada em três terreiros de Umbanda da cidade do interior do Piauí e nas consequentes Equipes de Saúde da Família que fazem cobertura dos referidos estabelecimentos sagrados. Pretende-se, com esse estudo, que a partir do compartilhamento de uma experiência investigativa contrária às perspectivas que sustentam a ideia do “pesquisador-perito”, sejam estabelecidos diretrizes a futuros acadêmicos e pesquisadores do campo da saúde que se proponham em realizar estudos em terreiros de Umbanda.

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Biografia do Autor

Matheus Barbosa da Rocha, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Latino-Americana de Educação (FLATED).

Ana Kalliny de Sousa Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Antônio Vladimir Félix da Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Ciências Psicológicas pela Universidade de Havana (Cuba). Professor do curso de medicina e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí-UFPI/Campus Ministro Reis Velloso/Parnaíba. 

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Publicado

2019-09-06

Como Citar

ROCHA, M. B. da; SEVERO, A. K. de S.; SILVA, A. V. F. da. “Colocando as miçangas na guia”: o pesquisar em saúde nos terreiros de umbanda. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019009, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7139. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7139. Acesso em: 4 nov. 2024.