Atlas narrativo de vidas na rua
experimentações éticas de uma metodologia
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7148Palavras-chave:
Subjetividade. Situação de rua. Governo dos pobres.Resumo
Este artigo problematiza as relações de poder que têm destituído a vida na rua de sua força de existir na atualidade, inviabilizando suas táticas de existência e deslegitimando sua presença na cidade. No intuito de investigar possíveis resistências a estes exercícios do poder, propomos a composição de um Atlas constituído por fragmentos narrativos produzidos no deslocamento pelo Centro Histórico de Vitória/ES realizado com a população de rua que ocupa esta região da cidade. O Atlas Narrativo visa explicitar a dimensão ético-política das ocupações realizadas por essa população. Ressaltamos o caráter minoritário que constitui essa experiência narrativa da cidade, atuando na constituição de pontos de passagem por onde se procurou pensar a dimensão inventiva da vida nas ruas sem abandonar-se, porém, a qualquer tipo de romantização de suas condições de vida. Concluímos no artigo como o Atlas possibilita pontos de vertigem capazes de abrir o pensamento a outra política da existência.
Downloads
Referências
BARROS, Regina Benevides de. Dispositivos em ação: o grupo. In: LANCETTI, Antônio (org.). SaúdeLoucura. São Paulo: Hucitec, n. 6, 1997.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In: DELEUZE, Gilles. O mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996. p. 83-96.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, v. 2, 1995.
HECKERT, Ana Lucia Coelho et al. Andarilhos na cidade: população em situação de rua e políticas públicas. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL, 2.; ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL, 9., 2014, Vitória. Anais do... Vitória: [s.n.], 2014. p. 1-13.
SERRES, Michel. Atlas. Trad. João Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.