Pesquisa e prática discursiva sobre currículo na comunidade acadêmico-científica
territórios e conexões
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7316Palavras-chave:
Currículos. Pesquisas. Territórios.Resumo
O artigo é decorrente de uma pesquisa maior cujo objetivo é cartografar práticas discursivas sobre currículo da comunidade acadêmico-científica vinculadas às associações do campo e propagadas no periódico internacional Transnacional Curriculum Inquiry (TCI) e nos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) publicados nas revistas nacionais Currículo sem Fronteiras, e-Curriculum e Teias. Problematiza as vinculações institucionais dos autores que publicaram na TCI e nos dossiês da ABdC, a partir do diálogo com Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault entre agenciamentos coletivos de enunciação que desenham territórios. Evidencia o pensamento-diferença e propaga a ampliação dos espaços de abertura para publicação das pesquisas produzidas por autores vinculados a diferentes instituições e a participação de outras associações e entidades internacionais, com vistas à expansão das conexões nos periódicos do campo curricular.
Downloads
Referências
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et Alii, 2009.
CARVALHO, Janete Magalhães. The Journal Transnational Curriculum Inquiry and the space-time of cosmopolitan hospitality and of curriculum field studies deconstruction. Transnational Curiculum Inquiry, v. 10, n. 1, p. 1-15, 2013.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. v. 1.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Peter PálPelbart e Janice Caiafa. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 5.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.
GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.