Pesquisa e prática discursiva sobre currículo na comunidade acadêmico-científica

territórios e conexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7316

Palavras-chave:

Currículos. Pesquisas. Territórios.

Resumo

O artigo é decorrente de uma pesquisa maior cujo objetivo é cartografar práticas discursivas sobre currículo da comunidade acadêmico-científica vinculadas às associações do campo e propagadas no periódico internacional Transnacional Curriculum Inquiry (TCI) e nos dossiês organizados pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) publicados nas revistas nacionais Currículo sem Fronteiras, e-Curriculum e Teias. Problematiza as vinculações institucionais dos autores que publicaram na TCI e nos dossiês da ABdC, a partir do diálogo com Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault entre agenciamentos coletivos de enunciação que desenham territórios. Evidencia o pensamento-diferença e propaga a ampliação dos espaços de abertura para publicação das pesquisas produzidas por autores vinculados a diferentes instituições e a participação de outras associações e entidades internacionais, com vistas à expansão das conexões nos periódicos do campo curricular.

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Biografia do Autor

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa, inscrito no CNPq, “Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores”.

Priscila dos Santos Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Nathan Moretto Guzzo Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Referências

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Publicado

2019-11-22

Como Citar

SILVA, S. K. da; MOREIRA, P. dos S.; FERNANDES, N. M. G. Pesquisa e prática discursiva sobre currículo na comunidade acadêmico-científica: territórios e conexões. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019017, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7316. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7316. Acesso em: 4 nov. 2024.