Reparar nas coisas: de repente algo acontece e somos outro

Palavras-chave: Pensar. Escrever. Práticas Acadêmicas.

Resumo

O presente texto pretende partilhar algumas reflexões sobre o ato de pensar e escrever presente nas práticas acadêmicas atuais, que, na maioria das vezes, resultam em textos que operam uma quantidade enorme de informação e de citações, e, no entanto, a voz daquele que pensa e escreve encontra-se ausente. É como se pensar-escrever seguisse um protocolo do bom uso de citações de autores recomendados sem que com elas a escritura se deixasse contagiar. O texto, no seu decorrer, vai afirmando exatamente o contrário disso: antes de mais nada, pensa-se implicado nas questões que se adensam no campo político e social e que nos perturbam de tal modo que é impossível não se interrogar sobre o que está nos acontecendo. O tom ensaístico adotado me pareceu oportuno pois se empenha muito mais em propor questões, sugerir caminhos e partilhá-los, do que evocar alguma certeza definitiva sobre o que narra. Além do mais, encoraja desvios no modo de produção da escritura, na medida em que acompanha o pensamento acontecendo. O que, decerto, não evita o risco de contradições e inacabamentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Preciosa, Universidade Federal de Juiz de Fora
outorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada I do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Referências

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução de Eloísa Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 1990.

LARROSA, Jorge. Tremores – escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

PELBART, Peter Pál. Da Polinização em Filosofia [Deleuze]. In: PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: Cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1 edições, 2013. p. 371-390.

TAVARES, Gonçalo Manuel. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Portugal: Editorial Caminho, 2013.

Publicado
2019-11-22
Como Citar
Preciosa, R. (2019). Reparar nas coisas: de repente algo acontece e somos outro. Educação Em Perspectiva, 10, e019018. https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.8008