A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões

Autores

  • Elisabeth Matos Rocha UFGD

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.422

Palavras-chave:

Material Didático, Educação a Distância, Tecnologia Digital, Formação docente.

Resumo

O contexto de produção do Material Didático (MD), no que confere à mídia e a mediação em cursos a distância representam fortes segmentos dessa modalidade educacional. Com base nisso, este artigo discute a produção do MD no rol de complexidades inerentes à linguagem digital estruturante da cultura da produção colaborativa em mídia convergente e os impactos gerados na formação docente. Conclui-se que o trabalho em rede, em mídia convergente, rompe com um sistema de representação particular de produção intelectual e mostra que o principal desafio a ser superado, sobretudo por parte do professor-autor, consiste em saber lidar com a ampliação das interações humanas numa relação simultânea de espaço e tempo em espaço digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth Matos Rocha, UFGD

Habilitada em Matemática pela Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro (1992), com mestrado (2006) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados/MS. Coordenadora do setor de Educação a Distância da UFGD e dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Educação (RBE) e da Revista Conexões: Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Pesquisas e publicações na área de Educação a Distância e Tecnologias Digitais na Educação, com ênfase no ensino de Matemática. Professora Colaboradora do mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (FAED/UFGD). Membro cadastrado como pesquisador-docente do GEPETIC - Grupo de Estudos e Tecnologias da Informação e Comunicação e Líder do GTED: Tecnologias Digitais e Educação a Distância: Pesquisa, Desenvolvimento e Aplicação.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

ROCHA, E. M. A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i2.422. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6629. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê