ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DO IDEB

Autores

  • Conceição Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Antonia de Souza Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sônia Aparecida Branco Beltrame Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.634

Palavras-chave:

IDEB, Educação do Campo, Escolas Públicas

Resumo

Este artigo tem o objetivo de socializar a primeira fase da pesquisa quanti-qualitativa em desenvolvimento na Região Sul do Brasil, que tem como um dos propósitos caracterizar as escolas do campo a partir do levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do ano de 2009 nos três estados da Região. A pesquisa vincula-se ao Observatório da Educação, núcleo em rede, que tem três objetivos centrais, a saber: levantamento de dados do IDEB; análise do letramento dos professores e formação de professores segundo a concepção da investigação-ação. Neste artigo são apresentadas considerações teórico-metodológicas acerca da avaliação da educação básica; bem como uma descrição dos resultados obtidos em cada um dos Estados no que tange ao IDEB das escolas do campo; e realizam-se as primeiras aproximações acerca de características das escolas do campo nos três estados. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição Paludo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Psicomotora e em Orientação Educacional, mestrado em Educação (1988) e doutorado em Educação (2000), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo e pesquisadora na UFRGS, na Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Básicos - e na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Tem trabalhado, ao longo dos anos, com processos formais em todos os níveis de ensino - e não formais de educação. Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação

Maria Antonia de Souza, Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada e Bacharel em Geografia pela UNESP/ Presidente Prudente. Bacharel em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Educação – Universidade Tuiuti do Paraná. Professora Associado C da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Curso de Pedagogia. Tem livros e capítulos de livros publicados sobre o tema movimentos sociais, Educação do Campo e pesquisa em educação. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1C.

Sônia Aparecida Branco Beltrame, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Letras, pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC/ Lages- SC. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Pesquisadora dos temas educação e movimentos sociais, educação de jovens e adultos, formação de professores e Educação do Campo. Email: soniabel@terra.com.br

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

PALUDO, C.; SOUZA, M. A. de; BELTRAME, S. A. B. ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES A PARTIR DO IDEB. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.634. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6781. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê