Sobre a Revista

Foco e Escopo

Foram diversas as motivações para a construção da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), sendo principais os problemas pelos quais passam todos os países, associado à necessidade de publicações que contribuam para solucionar problemas presentes e futuros relacionados à sustentabilidade. A Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS) é um periódico eletrônico destinado a publicação de artigos científicos e de revisão no campo da agropecuária sustentável. A RBAS é editada pela Universidade Federal de Viçosa e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento científico. Tem por objetivo proporcionar à comunidade cientifica publicações de alto nível, disponibilizando resultados de pesquisas relevantes nas áreas de agropecuária e áreas afins. O envio dos artigos pelos autores, bem como todo processo de editoração ocorre pelo site (via internet). Os artigos científicos e revisões podem ser enviados nos idiomas português, inglês e espanhol.  O periódico proposto tem qualificação, bom rendimento, periodicidade, indexação, publicidade em alcance, entre outros. Informamos que nosso Periódico não tem fins lucrativos. 

A Revista RBAS não cobra taxa de submissão de artigos, com intuito de promover a universalização do conhecimento e permitir igualdade de condições para todos os pesquisadores. Contudo, para os artigos aprovados e selecionados para publicação, será cobrada uma taxa de publicação para custeio da publicação.

É  cobrado o pagamento da despesa de publicação 340,00 para diagramação e código do DOI.

A partir de Janeiro de 2022, a Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS) irá passar por uma nova etapa de publicação, para atender às novas exigências das bases indexadoras e ter uma melhor classificação no Qualis da CAPES.  

Após o artigo ser aprovado e corrigido pelo autor, será necessário contratar uma empresa ou profissional para tradução para o inglês. O custo da tradução será pago diretamente pelo autor a empresa ou profissional responsável.

A Revista RBAS fez um pesquisa de mercado para manter o custo baixo da publicação e qualidade do trabalho, sendo que o serviço de tradução irá atender a estas premissas. O serviço de tradução será realizado por especialistas da área de estudo, os quais conhecem, com precisão, os termos específicos usados nela. Sendo assim, será indicado três profissionais/empresa para tradução.

Lembra-se que após a tradução para o inglês, o autor irá anexar o trabalho no site para a publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável - RBAS serão avaliados em duas etapas:

1) Análise preliminar pelo editor, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;
2) Análise por dois avaliadores ad hoc para certificar a credibilidade e a imparcialidade da avaliação. No caso de avaliações diferentes pelos pares, será enviada para uma terceira avaliação.
Os artigos submetidos a RBAS são avaliados através de um formulário padrão de acordo com os seguintes critérios: contribuição para a área da agropecuária, originalidade, rigor científico, estrutura consistente, clareza, adequação do título ao conteúdo do trabalho, resumo apresenta o conteúdo do artigo, clareza na apresentação dos objetivos, pertinência do referencial teórico, método claramente definido e consistente com os objetivos do artigo, apresentação clara e objetiva dos resultados, interpretação dos resultados sustentada de forma adequada no referencial teórico, conclusão exposta de forma clara e objetiva e baseada nos resultados encontrados.
3) Os artigos avaliados poderão ser: aceitos; aceitos com modificações; rejeitados e rejeitados com re-submissão.
O Fluxo Editorial, conforme descrito anteriormente, está apresentado na figura a seguir.

FASES DE AVALIAÇÃO
1. Submissão de trabalho pelo autor/a
2. Análise do Editor Chefe - Parecer formal
1- Sim
2- Não
3. Análise pela gerência da adequação do trabalho dentro das normas da revista
3.1. Não – Enviado o/a autor/a para adequação do trabalho.
3.2. Continuação aos procedimentos
4. Parecer de mérito por dois avaliadores ad hoc
5. Análise dos pareceres de mérito pelo Editor Chefe
6. Resposta ao autor com decisão editorial e envio da taxa para pagamento (esta taxa é para pagamento da diagramação e código do DOI).
7. Adequação do trabalho
8. Análise do trabalho com correções
9. Encaminhamento para Revisor/a Linguística
10. Diagramação
11. Correção do/a autor/a após diagramação
12. Publicação

O conteúdo dos artigos publicados é de exclusiva responsabilidade de seus autores e os direitos de publicação são da REVISTA BRASILEIRA DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL - RBAS (BRAZILIAN JOURNAL OF SUSTAINABLE AGRICULTURE), sendo o conteúdo disponibilizado com acesso livre na Internet. Por política editorial, não aceitamos a publicação de mais de dois artigo do/a mesmo/a autor/a ou co-autor/a no mesmo semestre. Devido a isto, solicita-se o envio de apenas UM artigo do mesmo autor/a ou co-autor/a semestralmente. Caso o/a autor/a ou co-autor/a envie mais de um, consideraremos apenas o primeiro enviado e arquivaremos os demais.  

OBSERVAÇÃO: Lembrando que o autor com graduação, mestrado e doutorado que submeter o trabalho, deverá emitir o parecer de pelo menos 1 trabalho durante o ano. 

Periodicidade

A partir deste ano (2019), a revista científica Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável deixa de ser publicada em fascículos ou números trimestrais, passando a ser uma publicação em fluxo contínuo. Neste formato, os artigos de cada volume vão sendo publicados ao longo do ano à medida que ficam prontos, individualmente, sem a necessidade de fechamento de fascículos como antes.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Política anti-plágio

Os artigos submetidos estão sujeitos à política de verificação de plágio da Revista RBAS. A  verificação de plágio é realizada por meio de softwares, avaliação dos Revisores e Editores especializados na área de conhecimento e revisão final de todos os artigos aprovados pela Comissão Editorial

Os trabalhos enviados à RBAS devem ser inéditos. Texto, tabelas e figuras não podem ter sido publicados anteriormente em veículos de divulgação científica.

Os autores assumem a responsabilidade de que o artigo submetido é original e que não contém, nem parcialmente, textos, dados, tabelas ou figuras, publicados anteriormente.

Histórico do periódico

            A Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS) tem acesso online, com o ISSN 2236-9724, sendo editada com periodicidade semestral de 2011 a 2015 e trimestral a partir de 2016 (março, junho, setembro e dezembro). Já a partir de 2019, a revista científica Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável deixa de ser publicada em fascículos ou números trimestrais, passando a ser uma publicação em fluxo contínuo. Neste formato, os artigos de cada volume vão sendo publicados ao longo do ano à medida que ficam prontos, individualmente, sem a necessidade de fechamento de fascículos como antes. A revista publica trabalhos inéditos, dentro das normas de formatação exigidas e áreas relacionadas, sendo diversas as motivações para a sua construção, destacando-se os problemas ambientais pelos quais passam todos os países, associada à necessidade de publicações que contribuam para solucionar problemas presentes e futuros relacionados à sustentabilidade. A RBAS é um periódico eletrônico destinado a publicação de artigos científicos no campo da agropecuária sustentável, sendo editada pela Universidade Federal de Viçosa e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando assim maior democratização do conhecimento científico. A RBAS tem como objetivo proporcionar à comunidade cientifica publicações de alto nível, com disponibilização de resultados de pesquisas relevantes na área agropecuária e outras afins. O envio dos artigos pelos autores, bem como todo processo de editoração, ocorre pelo site Open Journal Systems, que possui Digital Object Identifier System (DOI). Os artigos científicos podem ser enviados nos idiomas português, inglês ou espanhol.  O periódico proposto tem qualificação, bom rendimento, periodicidade, indexação, publicidade em alcance, entre outros.