MANEJO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA E DA INOCULAÇÃO COM Azospirillum brasilense NO RENDIMENTO DE SILAGEM DO CONSÓRCIO MILHO-SOJA
Adubação no consórcio milho e soja
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10383Palavras-chave:
Glycine max, sistemas integrados, Zea mays.Resumo
O consórcio entre milho e soja pode aumentar o rendimento da silagem, porém, depende do fornecimento de nitrogênio (N) para as culturas consorciadas. Nesta pesquisa, objetivou-se avaliar o consórcio de milho e soja para produção de silagem em função da inoculação com Azospirillum brasilense e do manejo da adubação nitrogenada. Foram testados a inoculação de sementes de milho com A. brasilense associado ou não a adubação de N na semeadura e em cobertura, aplicados nos estádios V4 e V7 do milho. O ensaio foi delineado em blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliados o índice foliar de clorofila e os teores foliares de nutrientes, a biometria e massa seca das plantas, o rendimento de silagem e índice de equivalência de área (IEA) do consórcio. O fornecimento de N pela inoculação e pela adubação
não proporcionaram aumentos no índice foliar de clorofila e nos teores foliares de nutrientes nas plantas de milho e de soja, exceto para o cobre. Plantas de soja consorciadas tornaram-se estioladas, com menor população de plantas e menor massa seca em relação ao monocultivo. Os menores rendimentos de silagem foram do monocultivo da soja e do consórcio desta com plantas de milho inoculadas e adubadas com 30 kg ha-1 de N aplicado no estádio V4. A inoculação do milho associada ao parcelamento do N em cobertura não proporcionou aumento na produção de silagem mista em relação ao monocultivo de milho, e pelo IEA, o consórcio entre milho e soja não mostrou benefícios quanto ao rendimento forrageiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.