FITOSSOCIOLOGIA EM DIFERENTES SISTEMAS DE USO DA TERRA NA ZONA RURAL DE CAMETÁ (PARÁ, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10513Palavras-chave:
Sistema agroflorestal, pimenta-do-reino, monocultura.Resumo
Estudos florísticos e fitossociológicos são importantes medidas para conservação, manejo e uso sustentável. O presente trabalho teve como objetivo realizar um inventário florístico e fitossociológico em três sistemas produtivos do município de Cametá (Pará): um monocultivo de Piper nigrum e dois sistemas agroflorestais. Avaliaram-se a frequência de ocorrência, densidade, abundância relativa e os índices ecológicos. Foram registrados 247 indivíduos pertencentes a 26 espécies e 14 famílias. O destaque é de Piperaceae, Fabaceae e Malvaceae, que representaram 84% dos indivíduos. O principal produto agrícola na propriedade é P. nigrum, inserido também nos sistemas agroflorestais, devido sua importância comercial. Theobroma cacao e Euterpe oleracea também se sobressaíram em número de indivíduos, pois
são oportunidades econômicas em tempo de safra, que pode vir a contribuir para a renda familiar. Dentre os sistemas produtivos, o monocultivo é o mais importante economicamente, isso porque os sistemas agroflorestais ainda não estão em idade produtiva para geração de renda. As espécies e seu povoamento nos sistemas agroflorestais estudados demonstram o conhecimento do agricultor relacionado as necessidades de segurança alimentar e as demandas atuais do mercado. No entanto, faz-se necessário uma avaliação futura dos aspectos econômicos e de produtividade agrícola dos sistemas produtivos estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.