ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO DE KOSTIAKOV NA DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE BÁSICA DE INFILTRAÇÃO EM PLINTOSSOLO PÉTRICO CONCRECIONÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.11835Palavras-chave:
Água no solo. Infiltração acumulada. Anéis concêntricos. infiltração acumulada, manejo de solo, pousioResumo
Ainda são poucas as informações sobre as características físico-hídricas dos solos do Tocantins, apesar de ser um dado fundamental para recomendações de manejo. Os testes de infiltração de água foram realizados em um solo Plintossolo Pétrico concrecionário, uma classe de solos amplamente utilizada para fins agrícolas, mas ainda muito pouco conhecida. Este levantamento foi realizado em uma área degradada do Plintossolo Pétrico, em uma fazenda pecuária localizada no município de Brejinho de Nazaré/TO. Os dados foram coletados em solos localizados em um sistema integrado com sorgo e espécies lenhosas nativas. Antigamente, essa área era uma pastagem degradada. Para a medição da condutividade hidráulica, foi utilizado um conjunto de anéis triplos concêntricos acoplados a um sistema de abastecimento de água semiautomático (protótipo desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura). Os dados brutos de campo foram ajustados ao modelo de Kostiakov para estimar a taxa de infiltração básica, que variou de 3,0 a 5,8 cm.h-1.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.