MORFOLOGIA DE SEMENTES E PLÂNTULAS DE CULTIVARES DE ARROZ-VERMELHO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12361Palavras-chave:
Oryza sativa L., Poaceae, classes de grãos, plântula normal, germinação, vigor.Resumo
O objetivo foi caracterizar e descrever morfologicamente sementes e plântulas de seis cultivares de arroz-vermelho. As sementes de seis cultivares de arroz-vermelho (Vermelho, Cáqui, MNA PB 0405, MNA PB 0728, MNA RN 0802 e MNA RN 0803) foram semeadas em rolos de papel toalha quatro repetições de 25 sementes e encaminhadas ao germinador regulado a temperatura alternada 20-30°C e regime de luz contínua. As cultivares apresentam glumelas, glumas e apículo de cor palha, glumas pilosas e cariopse de cor vermelha, com exceção da cultivar Cáqui. A forma meio-alongada do grão foi observada em maior frequência nas cultivares avaliadas. As cultivares MNA PB 0728, MNA RN 0802 e Cáqui pertencem à classe de grãos longos, MNA PB 0405 a de grãos médios, enquanto as cultivares Vermelho e MNA RN 0803 à
classe de grãos misturados. As sementes possuem endosperma translúcido e farináceo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.