LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO DE PLANTAS DANINHAS EM CULTIVOS DE ABACAXI EM DIFERENTES ÉPOCAS
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12723Palavras-chave:
Ananas comosus, abacaxizeiro, fitossociologia, plantas infestantesResumo
As plantas daninhas são consideradas um dos mais importantes fatores que limitam a produtividade do abacaxizeiro. Neste sentido, o presente trabalho objetivou realizar o levantamento fitossociológico das plantas daninhas presentes em duas áreas cultivadas com abacaxi, em diferentes épocas (120, 240 e 360 dias após o plantio - DAP). As espécies foram identificadas segundo a espécie, nome popular e família. Em seguida foram calculados: frequência, frequência relativa, densidade, densidade relativa, abundância, abundância relativa, índice de valor de importância, índice de valor de importância relativa e o índice de similaridade entre áreas (ISA) e épocas (ISE). No geral, as espécies que mais ocorreram foram: Richardia brasiliensis, Urochloa decumbens, Digitaria sanguinalis, Euphorbia heterophylla e Cenchrus echinatus (área 1); Rottboellia cochinchinensis, Sida rhombifolia, Chamaesyce hirta e Amaranthus viridis (área 2). O ISA das espécies encontradas nas áreas de cultivo foi 47,06%, apresentando apenas oito espécies comuns às duas áreas. Evidenciou-se ainda que, o levantamento fitossociológico de plantas daninhas em uma única área ou época do ano não representa o potencial de infestação destas áreas quando cultivadas com abacaxi.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.