ANÁLISE DA SITUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS NO CARIRI CEARENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12741

Palavras-chave:

Meio ambiente. Modelos agrícolas brasileiros. Sustentabilidade agroambiental.

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a situação ambiental de propriedades pesquisadas na zona rural da Região Crajubar, no Cariri cearense, por meio de um estudo de caso nos municípios Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Para a análise da situação ambiental, procedeu-se com a realização de entrevistas estruturadas aos produtores rurais dos referidos municípios. Os parâmetros de análise utilizados foram: Fonte de água; Área de Preservação Permanente (APP); Reserva Legal; Agrotóxicos e Fertilizantes; e manejo de Resíduos sólidos. Dos resultados, destaca-se que as condições da região Crajubar, para os parâmetros analisados, demonstraram um nível regular de sustentabilidade ambiental, considerando a amostra desta pesquisa, tendo obtido coeficiente 0,6 para o índice de sustentabilidade ambiental. Evidenciou-se baixa adequação ambiental das propriedades, quando relacionadas à utilização de agrotóxicos, fonte de abastecimento de água e à destinação inadequada dos resíduos sólidos, prática destacada na maioria dos casos. Sendo, portanto, necessário promover ações e políticas públicas capazes de oportunizar melhores condições de vida e saúde trabalho ao produtor rural, inclusive oportunizando um meio ambiente adequado, equilibrado e saudável, corroborando para a sustentabilidade no ambiente agrário e permanência no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Wagner Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Graduado em Engenharia Agronômica. Doutor em Biosystems Engineering - University of Tennessee. Docente na Universidade Federal do Cariri - UFCA, Campus Crato.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Feitosa, A. K., & Oliveira, C. W. (2021). ANÁLISE DA SITUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS NO CARIRI CEARENSE. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 11(1), 336–348. https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12741