A PRODUÇÃO ANIMAL DA AGRICULTURA FAMILIAR NA RESERVA EXTRATIVISTA CAZUMBÁ – IRACEMA, ACRE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v12i1.14573Palavras-chave:
Amazon, family farming, rural extension, zootechnical indicesResumo
Objetivou-se caracterizar o perfil socioeconômico dos agricultores familiares, o modo de produção animal e aquisição de alimentos de origem animal na Reserva Extrativista Cazumbá – Iracema. Por meio de entrevistas utilizando-se questionários semi estruturados. Constatou-se que 48,0 % dos entrevistados são do sexo feminino e com faixa etária entre 20 e 29 anos. Dos entrevistados 60,0% possuem ensino fundamental incompleto e apenas 6,7% o ensino superior completo; 60,0% dos entrevistados responderam que a renda principal vem do programa bolsa família-PBF; as principais dificuldades relatadas foram assistência técnica deficiente, falta de crédito e regime de chuvas, correspondendo a 70,0; 43,0 e 13,0%, respectivamente. Predominam na reserva a criação de aves; equinos; ovinos; suínos; asininos; muares e peixes, representando 80,0; 13,0; 10,0; 6,6; 6,6; 3,3 e 3,3%, respectivamente, a produtividade e lucratividade nas criações são baixas em razão do manejo sanitário e nutricional ineficiente adotado e baixo nível tecnológico. Portanto, é necessário transferência de conhecimentos entre os órgãos de pesquisa, ensino e extensão, e os agricultores, visando o melhoramento dos seus sistemas de produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.