PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE ALFACE CRESPA EM AMBIENTE PROTEGIDO DURANTE O VERÃO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v12i1.14979Palavras-chave:
Lactuca sativa, cobertura de malha, cultivares, época de plantio, produtividade.Resumo
A alface é a hortaliça folhosa mais cultivada e consumida no Paraguai. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de variedades de alface tipo crespa produzidas em ambiente protegido no período de verão, nas condições do distrito de J. Augusto Saldívar, Departamento Central, Paraguai. Foram avaliadas 12 variedades (Alana, Vanda, Isabella, Graciela, Elba, Milena, Valentina, Jade, Brisa, Isadora, Invicta e Jonction). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados com quatro repetições. A colheita foi realizada 31 dias após o transplante e as variáveis avaliadas foram: diâmetro do caule, diâmetro e altura da planta, comprimento do caule e da raiz, número de folhas comerciais por planta, massa fresca total e comercial por planta, além do desempenho comercial por área. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. A variedade Invicta apresentou a maior altura e diâmetro da planta. As variedades Jonction e Jade são as mais produtivas e possuem o maior número de folhas por planta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.