INFLUÊNCIA DE ADUBOS ORGÂNICOS NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS JUVENIS DE BANANANEIRA (Musa Acuminata CV. GRAND NAINE)
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v14i01.16576Palavras-chave:
Fertilização orgânica, Cama de aviário, Adubo líquido de codorna, Qualidade de mudasResumo
A cultura da bananeira tem enorme impacto social e econômico para o Brasil, onde os aumentos de rendimento econômico, motivado por melhores preços, e a ampliação do mercado consumidor são fortes fatores para modernização e aprimoramento das técnicas de cultivo. O estudo objetivou avaliar os efeitos de adubos orgânicos no desenvolvimento de plantas juvenis de bananeiras do Grupo Cavendish, espécie Musa acuminata, variedade Grand Naine. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com 4 tratamentos, consistindo na adubação de cova de plantio com cama de aviário seca, cama de aviário seca com maravalha, dejeto líquido de codorna e sem adubação, com 3 repetições e considerando 3 plantas como unidade experimental. As unidades experimentais foram intercaladas entres si por duas plantas para compor bordadura. Após 130 dias, foram mesurados parâmetros biométricos de altura, diâmetro de colo, número de brotações e área foliar, além da determinação de biomassa fresca e seca de parte aérea, biomassa fresca e seca de rizomas, sendo então submetidos à análise variância e análise de regressão seguida pelo teste de Scott-Knott, para separação de médias. Os resultados evidenciam que mudas clonadas de bananeira Musa acuminata cv. Grand Naine responderam positivamente a adubação orgânica como tecnologia de fertilização, onde o dejeto líquido de codorna teve melhor desempenho no desenvolvimento de mudas juvenis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.