NODULAÇÃO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-COMUM EM SOLOS SUBMETIDOS A DIFERENTES USOS
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v14i01.18932Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L., Feijoeiro, Fixação Biológica de Nitrogênio, AgroecologiaResumo
O feijão é um alimento importante na garantia da segurança alimentar para a população brasileira e mundial. O estudo dos fatores que afetam a nodulação por bactérias fixadoras de nitrogênio para esta cultura é de fundamental importância para a construção de modelos de produção social e ambientalmente favoráveis para o produtor e para a sociedade. Este trabalho teve como objetivo estudar a interação de variedades de feijoeiro com a nodulação de rizóbios oriundos de solos submetidos a diferentes preparos e usos na Zona da Mata de Minas Gerais. Foram avaliados a nodulação de cinco cultivares de feijoeiro cultivados em amostra de solos oriundos de áreas com diferentes tipos de manejo. Os manejos avaliados foram: Horta agroecológica (Horta), sistema agroflorestal (SAF), Monocultura (Milho) e floresta secundária (Mata). O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial de 5 x 4 tratamentos com 4 repetições e conduzido no Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. As variáveis avaliadas foram, Massa Seca de Raiz (MSR), Massa Seca da Parte Aérea (MSPA), Massa Seca de Nódulos (MSN), Número Total de Nódulos (NNT), Número de Nódulos Primários (NNP), Número de Nódulos Secundários (NNS) e Número de Nódulos Terciários (NNT). Os diferentes manejos de solo afetaram a população nodulífera, sendo que as plantas cultivadas em solo da Horta apresentaram maiores valores de nodulação. As diferentes cultivares de feijoeiro não apresentaram diferença quanto à nodulação. A nodulação seguiu um padrão de ocupação das raízes terciárias. Estes resultados contribuem para a compreensão dos efeitos do manejo de solo no processo de associação rizóbio-feijoeiro, indicando formas de potencializar esta associação benéfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.