EFEITO DO SILÍCIO EM ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E NA HISTÓRIA DE VIDA DE Tuta Absoluta (MEYRICK) (LEPIDOPTERA: GELECHIIDAE)

Autores

  • Marília Cristina dos Santos
  • Ana Maria Resende Junqueira
  • Veríssimo Gibran Mendes de Sá
  • José Cola Zanúncio
  • Marcos Alexandre Bauch
  • José Eduardo Serrão

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v2i1.61

Resumo

A tecnologia baseada no uso do silício diminui o uso de agrotóxicos, mantendo a qualidade de frutos e protegendo o ambiente. Este trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de diferentes fontes e doses de silício em plantas de tomate sobre aspectos biológicos e preferência de oviposição da traça-dotomateiro (Tuta absoluta). O delineamento experimental foi em blocos casualisados contendo vinte e um tratamentos incluindo a testemunha, em cinco repetições [(Agrosilício® solo (t ha-1 de SiO2) - 0,45; 0,90; 1,35 e 1,80); (Agrosilício® foliar (t ha-1 de SiO2) - 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0); (Sili-K® (l ha-1 de SiO2) - 0,5; 1,0; 2,0 e 3,0); (Ácido silícico foliar (% de SiO2) - 0,25; 0,50; 0,75 e 1,00); (Ácido silícico solo (% de SiO2) - 0,25; 0,50; 0,75 e 1,00) e controle]. Os parâmetros biológicos avaliados foram: duração das fases larval e pupal, sobrevivência de larvas e pupas e peso de pupas machos e fêmeas. A não preferência para oviposição de T. absoluta em plantas de tomateiro tratadas com silício foi avaliada através de testes com e sem chance de escolha. Não foram observadas diferenças na duração das fases larval e pupal, sobrevivência de lagartas e pupas, peso de pupas machos e fêmeas de T. absoluta e preferência de oviposição em indivíduos provenientes dos tratamentos com silício aplicado no solo e daquelas do grupo controle. Insetos obtidos dos tratamentos à base de silício aplicado via foliar apresentaram aumento na duração das fases larval e pupal, diminuição na sobrevivência de lagartas e pupas, diminuição do peso de pupas machos e fêmeas e diminuição na preferência de oviposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Marília Cristina dos Santos, Ana Maria Resende Junqueira, Veríssimo Gibran Mendes de Sá, José Cola Zanúncio, Marcos Alexandre Bauch, & José Eduardo Serrão. (2012). EFEITO DO SILÍCIO EM ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E NA HISTÓRIA DE VIDA DE Tuta Absoluta (MEYRICK) (LEPIDOPTERA: GELECHIIDAE). Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 2(1). https://doi.org/10.21206/rbas.v2i1.61

Edição

Seção

Artigos