CULTIVO DE MILHO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO EM PASTAGEM INOCULADA COM AZOSPIRILLUM BRASILENSE

Rubson da Costa Leite, Guilherme Octávio de Sousa Soares, Robson da Costa Leite, José Geraldo Donizetti dos Santos, Tiago Barbalho André, Antônio Clementino dos Santos

Resumo


São diversos os estudos sobre inoculação em gramíneas com bactérias Azospirillum brasilense. Porém pouco se sabe sobre o efeito residual da inoculação. São necessários estudos que visem avaliar o efeito no solo pela inoculação dessas bactérias em associação com plantas. Mediante a importância da associação de gramíneas com bactérias com capacidade de fixar biologicamente o Nitrogênio, objetivou-se avaliar características agronômicas em plantas de milho (Zea mays L.) sobre plantio direto em pastagem inoculada com Azospirillum brasilense com doses de  Nitrogênio. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 4x2, com quatros repetições, totalizando 32 unidades experimentais de 9,0 m² cada. Os tratamentos foram constituídos por plantio direto em pastagem com e sem inoculação de Azospirillum brasilense (estirpes Abv 5 e Abv 6) e com doses de N em cobertura no capim (0, 12,5, 25 e 50 kg ha-1). Foram avaliados os parâmetros: altura de plantas, diâmetro de colmo, comprimento da espiga, diâmetro da espiga e peso da espiga. O plantio direto de milho sob pastagem inoculada com Azospirillum brasilense promove  incremento nas características diâmetro e peso de espigas de milho. Diferentes doses de nitrogênio residual na pastagem não influenciam o milho em sucessão em sistema de plantio direto.

Palavras-chave


adubação nitrogenada; bactérias diazotróficas; inoculante; Zea mays L.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21206/bjsa.v7i4.442

Apontamentos



Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317