ESTERCO BOVINO COMO SUBSTRATO ALTERNATIVO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE AÇAÍ CULTIVAR BRS-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.9887Palavras-chave:
Euterpe oleracea Mart., Crescimento, QualidadeResumo
Dentre os resíduos oriundos do setor agropecuário, observa-se o uso potencial do esterco bovino na composição de substratos voltados produção de mudas de açaí de melhor qualidade, visto sua importância tanto econômica quanto como fator de subsistência para muitas famílias objetivou-se avaliar a produção de mudas de açaí cultivar BRS-Pará em diferentes proporções de substratos alternativos à base de esterco bovino. O experimento foi desenvolvido de março a junho de 2019, com a cultivar de açaí BRS-Pará em estufa com 70% de interceptação luminosa. Foram plantadas 72 sementes de Açaizeiro, o experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com 6 tratamentos, 4 repetições e 3 sementes por parcela. Os tratamentos foram consistidos em diferentes formulações de substrato alternativo: I) testemunha (100% solo); II) 20% esterco bovino + 80% mistura de solo e areia (1:1); III) 40% esterco bovino + 60% mistura de solo e areia (1:1); IV) 60% esterco bovino + 40% mistura de solo e areia (1:1); V) 80% esterco bovino + 20% mistura de solo e areia (1:1); VI) 100% esterco bovino. Constatou-se que houve pequena diferença entre os tratamentos analisados com acréscimo de substrato alternativo em comparativo com a testemunha e as demais proporções, porém o esterco bovino pode ser utilizado como um substrato na produção de mudas de açaí variedade BRS-Pará se estiver amplamente disponibilidade na região, pois permite acréscimo no desenvolvimento do sistema radicular e parte aérea, fornecendo nutrientes essenciais, maior aeração e incremento nas características biométricas das mudas. Recomenda-se o uso de substrato alternativo a base de esterco bovino na proporção de 20% de EB + 80% de solo por apresentar os melhores resultados para a maioria das variáveis analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.