Quais estratégias podem ser usadas para avaliar o dano muscular, estado de fadiga e qualidade da recuperação de atletas de futebol e futsal?
Palavras-chave:
Dano muscular, Fadiga, RecuperaçãoResumo
Introdução: A avaliação da recuperação dos atletas fornece informações valiosas sobre o estado de prontidão para realizar um novo estímulo, possibilitando o gerenciamento das cargas de treinamento, otimização e individualização do treinamento, redução dos riscos de lesões, detecção precoce de overreaching e minimização da possibilidade de overtraining. O estudo de ferramentas de avaliação das respostas fisiológicas e de métodos de prevenção de lesão sempre despertou interesse, tanto para atletas, quanto para cientistas do esporte que buscam aprimorar o rendimento esportivo e garantir a manutenção da saúde do atleta.
Objetivo: Apresentar por meio de uma revisão narrativa as ferramentas mais utilizadas no futebol e no futsal para avaliar o dano muscular, estado de fadiga e recuperação.
Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa na qual o conteúdo tomou como referência uma busca na base de dados Pubmed. O conteúdo foi estruturado em 6 tópicos, sendo eles: a) Biomarcadores sanguíneos; b) Circunferência dos membros c) Escalas psicométricas; d) Performance em Testes físicos; e) Termografia Infravermelha f) Variabilidade da Frequência cardíaca. Ao longo de cada tópico foram debatidos a fundamentação teórica, bem como, o momento de avaliação e os valores de referência de cada um dos parâmetros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.