Quais estratégias podem ser usadas para avaliar o dano muscular, estado de fadiga e qualidade da recuperação de atletas de futebol e futsal?

Autores/as

Palabras clave:

Dano muscular, Fadiga, Recuperação

Resumen

Introdução: A avaliação da recuperação dos atletas fornece informações valiosas sobre o estado de prontidão para realizar um novo estímulo, possibilitando o gerenciamento das cargas de treinamento, otimização e individualização do treinamento, redução dos riscos de lesões, detecção precoce de overreaching e minimização da possibilidade de overtraining. O estudo de ferramentas de avaliação das respostas fisiológicas e de métodos de prevenção de lesão sempre despertou interesse, tanto para atletas, quanto para cientistas do esporte que buscam aprimorar o rendimento esportivo e garantir a manutenção da saúde do atleta.

Objetivo: Apresentar por meio de uma revisão narrativa as ferramentas mais utilizadas no futebol e no futsal para avaliar o dano muscular, estado de fadiga e recuperação. 

Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa na qual o conteúdo tomou como referência uma busca na base de dados Pubmed. O conteúdo foi estruturado em 6 tópicos, sendo eles: a) Biomarcadores sanguíneos; b) Circunferência dos membros c) Escalas psicométricas; d) Performance em Testes físicos; e) Termografia Infravermelha f) Variabilidade da Frequência cardíaca. Ao longo de cada tópico foram debatidos a fundamentação teórica, bem como, o momento de avaliação e os valores de referência de cada um dos parâmetros.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-08-19

Cómo citar

Mattos, F., da Silva, A., & Marins, J. (2024). Quais estratégias podem ser usadas para avaliar o dano muscular, estado de fadiga e qualidade da recuperação de atletas de futebol e futsal?. Revista Brasileira De Futebol, 17(2), 24–61. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/19180

Número

Sección

Artigos de revisão

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.