Interferência do ‘’coringa’’ na frequência cardíaca em diferentes mini jogos de futebol

Autores

Palavras-chave:

Coringa, Mini Jogos, Futebol

Resumo

Objetivo: Verificar a interferência do ‘’coringa’’ no comportamento da FC em diferentes mini jogos (MJ) de futebol 4x4.

Metodologia: Foram avaliados dezesseis atletas homens (14±0,18 anos) da categoria Sub-15 de um clube de formação de futebol de Minas Gerais, que realizaram dois mini-jogos em 4x4 com goleiros e 4x4+coringa com goleiros, tendo a FC monitorada pelo sistema Polar, em repouso e ao final de cada estímulo de MJ, e final da recuperação. Posteriormente os valores em bpm foram transformados em percentual para caracterização da intensidade, empregando as seguintes fórmulas: FC Obtida = FC Repouso + % (FCMcal – FCRepouso). Cada MJ teve uma duração de três minutos com três minutos de intervalo, em três séries. A área de MJ foi 42x27 m². Cada grupo de quatro jogadores pertenciam de diferentes funções táticas.  O tratamento estatístico foi para a comparação da FC tanto em bpm quanto em % entre as séries com e sem coringa, foi utilizado o Teste T não pareado de Student considerado o nível de significância de p<0,05

Resultados: Considerando os valores percentuais ao final de cada uma das séries dos MJ, foram para a  situação sem coringa (88,1±6,59% S1; 88,4±5,11% S2; 90,5±5,77% S3), enquanto que com a presença de coringa foi de (87,0±4,44% S1; 89,4±6,51% S2; 88,7±5,60% S3). Não houve diferença significativa entre as duas formas de MJ.

Conclusão: A presença do coringa no MJ 4 x 4 em jovens da Sub-15, não interfere na resposta da FC ao longo das séries de treino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Gomes de Campos, M., & Bouzas Marins, J. C. (2020). Interferência do ‘’coringa’’ na frequência cardíaca em diferentes mini jogos de futebol. Revista Brasileira De Futebol, 13(1), 33–46. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/20277

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>