Interferência do ‘’coringa’’ na frequência cardíaca em diferentes mini jogos de futebol
Palavras-chave:
Coringa, Mini Jogos, FutebolResumo
Objetivo: Verificar a interferência do ‘’coringa’’ no comportamento da FC em diferentes mini jogos (MJ) de futebol 4x4.
Metodologia: Foram avaliados dezesseis atletas homens (14±0,18 anos) da categoria Sub-15 de um clube de formação de futebol de Minas Gerais, que realizaram dois mini-jogos em 4x4 com goleiros e 4x4+coringa com goleiros, tendo a FC monitorada pelo sistema Polar, em repouso e ao final de cada estímulo de MJ, e final da recuperação. Posteriormente os valores em bpm foram transformados em percentual para caracterização da intensidade, empregando as seguintes fórmulas: FC Obtida = FC Repouso + % (FCMcal – FCRepouso). Cada MJ teve uma duração de três minutos com três minutos de intervalo, em três séries. A área de MJ foi 42x27 m². Cada grupo de quatro jogadores pertenciam de diferentes funções táticas. O tratamento estatístico foi para a comparação da FC tanto em bpm quanto em % entre as séries com e sem coringa, foi utilizado o Teste T não pareado de Student considerado o nível de significância de p<0,05
Resultados: Considerando os valores percentuais ao final de cada uma das séries dos MJ, foram para a situação sem coringa (88,1±6,59% S1; 88,4±5,11% S2; 90,5±5,77% S3), enquanto que com a presença de coringa foi de (87,0±4,44% S1; 89,4±6,51% S2; 88,7±5,60% S3). Não houve diferença significativa entre as duas formas de MJ.
Conclusão: A presença do coringa no MJ 4 x 4 em jovens da Sub-15, não interfere na resposta da FC ao longo das séries de treino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Futebol
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.