Bases fisiológicas da aplicação da termografia para controle de carga no futebol: uma breve revisão
Keywords:
Futebol, Termografia, Temperatura cutânea, Regulação da temperatura corporalAbstract
Objetivo: Apresentar a base fisiológica teórica que fundamenta a aplicação da termografia como uma ferramenta de monitoramento da recuperação muscular no futebol e, consequentemente, de controle de carga de treinamento.
Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa e crítica estruturada em 3 tópicos, sendo eles: a) aspectos básicos sobre o dano muscular induzido pelo exercício (DMIE); b) resposta inflamatória subsequente ao DMIE para reparo/regeneração muscular; c) síntese dos estudos que analisaram a resposta da temperatura da pele no período de recuperação após partidas ou treinamentos de futebol. O conteúdo tomou como referência uma busca realizada nas bases de dados Pubmed,Scielo,Science Direct e Google Acadêmico, combinando os descritores “thermography”OR“thermal image”, AND “soccer”OR“muscle fatigue”.
Resultados: Há fundamentos fisiológicos sustentando que a resposta inflamatória induzida pelo jogo cause um aumento na temperatura da pele, pois a inflamação aumenta a produção de calor na musculatura exercitada. A maior produção de calor ocorre devido a processos fisiológicos que acompanham a inflamação, como uma maior atividade metabólica local, vasodilatação e maior fluxo sanguíneo. Esse comportamento ficou evidente em partidas de futebol,que levaram a um aumento na temperatura da pele de membros inferiores, que pode durar de 24h até 48h após os jogos. Além disso, o efeito térmico parece ser exacerbado em sequências de jogos realizados com curta recuperação.
Conclusão: Existe um fundamento fisiológico sólido para que a termografia possa ser utilizada como forma de controle do dano muscular decorrente do treino e competição no futebol, sendo uma ferramenta interessante para seu emprego de forma estendida nessa modalidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Futebol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.